Yaskawa Fornece Nova Tecnologia para Usiminas
Em busca da redução do consumo de energia elétrica e também dos custos de manutenção, a Usiminas adquiriu dois inversores de Média Tensção da Yaskawa que serão utilizados em sua usina localizada em Ipatinga (MG). Será a primeira empresa da área siderúrgica a instalar os novos inversores da série FS-Drive modelo MV1S, desenvolvidos pela Yaskawa do Japão e distribuídos no país pela subsidiária brasileira.
Segundo o Gerente de Manutenção dos convertedores da Usiminas, Ivan Caetano de Sousa, a meta inicial era garantir uma melhora dos acionamentos dos exaustores dos fornos do sistema primário da aciaria. “O sistema em uso é muito antigo e obsoleto e a princípio pensamos em adquirir um soft-starter, ou seja, um componente que permite a partida mais suave do motor desses equipamentos”, destaca. Após pesquisar no mercado uma melhor solução, a Usiminas acabou escolhendo os inversores da Yaskawa. “Optamos pelo MV1S por ter apresentado a melhor relação custo-benefício e por propiciar outros ganhos que, inicialmente, não havíamos considerado”, justifica Sousa.
Anderson Sato, Gerente de Engenharia de Vendas da Yaskawa Elétrico do Brasil, destaca que os inversores possibilitarão controlar a velocidade do motor dos exaustores dos fornos da aciaria, o que a solução atualmente em uso não permite. “Inicialmente, a Usiminas pensava em adquirir um produto mais simples, que servisse apenas para dar a partida nos motores, mas conseguimos mostrar que poderiam implantar uma tecnologia mais sofisticada, capaz de propiciar outros ganhos”, destaca Sato.
Publicado em: Revista Siderurgia Brasil; julho de 2008